sábado, 19 de setembro de 2009

SOPHIE CALLE, CUIDE DE VOCÊ A FRANCESA QUE TRANSFORMOU O FIM DE UM ROMANCE EM ARTE CHEGA A SALVADOR

Uma carta de rompimento é o mote da exposição Cuide de você, de Sophie Calle, que chega ao MAM-BA no dia 22 de setembro. No trabalho, mais de cem mulheres oferecem interpretações diferentes para a carta recebida pela artista, em foto, texto ou vídeo: de uma revisora a uma sexóloga, da compositora Laurie Anderson às atrizes Victoria Abril e Maria de Medeiros. Durante toda a exposição, atividades educativas convidam o público a aprofundar sua compreensão da obra e produzir respostas poéticas a ela.


Uma das figuras mais instigantes da cena artística internacional, a francesa Sophie Calle estará em Salvador em setembro, dentro da programação do Ano da França no Brasil. Por iniciativa da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebe sua exposição Cuide de você(Prenez Soin de Vous), que foi vista por mais de 10 mil pessoas em São Paulo, entre julho e agosto.

Conhecida por obras que desafiam as fronteiras entre arte e vida, Sophie Calle fala de seu trabalho ao público baiano no Teatro Vila Velha, no dia 21 de setembro, e participa da abertura da exposição no dia 22, no MAM-BA. Durante a passagem da exposição pela Bahia, um vigoroso projeto de curadoria educativa propõe atividades gratuitas que ampliam o acesso de públicos variados à obra e aos conceitos da arte de Sophie Calle.

A proposta de trazer a exposição, inédita no país, partiu de Solange Oliveira Farkas, diretora do MAM-BA e presidente da Associação Cultural Videobrasil. “A busca artística de Sophie Calle é, na essência, uma busca humana”, diz Farkas. “Isso torna esta obra, exemplo da mais instigante produção contemporânea, acessível a grandes públicos.”


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta