sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Valores X Tempo

Nossa formação latino-cristã-romântica nos impõe valores que só o tempo e a realidade desfaz. Amor eterno, mulher perfeita, príncipe encantado, sangue do meu sangue é bom, amigo não tem defeito, devemos fazer o bem sem olhar a quem, dar outra face, etc, etc. Muita calma nesta hora e nestas ordens.
Para mim, gente boa existe, e muitas, e se assim as entendemos e esta é nossa "tribo", devemos cultiva-los, estar próximo, andar com, associar-se, ser parceiro, casar, namorar, almoçar. Os iguais se atraem e merecem. Amigos, colegas parceiros e cofiáveis, conselheiros, referências e autoridades (não de cargos e títulos, de experiência e decisão de troca-las). Amigos chatos, sistemáticos, radicais, desorganizados, perfeccionistas, brabos, brutos, religiosos, existem, não são defeitos fundamentais. Viva as diferenças. As boas pessoas tem almas boas, coração bom, são do bem na essência, índole, formação. Perfeitas as pessoas não são, porém o caráter é a base para as relações, que cada um escolhe quais quer ter.
No contra ponto, existe muita gente ruim, má, mau caráter, filho do puta mesmo. Destes, distância. Se não é nossa opção ter inimigos, cultiva-los, alimenta-los em suas doenças e psicopatias, muitas vezes não podemos evita-los. São concorrentes desleais, vizinhos, parceiros (sócios, maridos ou esposas, funcionários, parentes, falsos amigos, etc) descobertos e desmascarados com o tempo. Devemos saber quem são, como pensam e age, e, classifica-los como merece. Nem sempre bandido está na cadeia e nem toda "sacanagem" é crime, o que não invalida a condição de termos inimigos, quase sempre não escolhidos e criados, mas, criaturas que por obra da vida, cruzam em nosso destino. Nossos inimigos são todas as pessoas que querem nos prejudicar deliberada e propositalmente. São escolas.
Amigos nós escolhemos. Inimigos acontecem !
Nossa luta é para viver bem e em paz, não estamos fazendo cursos para santo.
Não estamos livres de nada que nos possa acontecer, porém, nossas escolhas e companhias são fundamentais para a qualidade de nossas vidas e as energias que movemos e nos movimenta.
Jamais use a desculpa da sobrevivência, necessidade, dependência para estar ao lado ou submeter-se a gente ruim... isto é doença !!!
Tchau, vou comer bode com farofa d'água no jorrinho, nos Caminhos do Belo Monte - Canudos, com destino ao Raso da Catarina, onde Lampião reinou e se vivo fosse, seria presidente ou ministro, deputado ou senador, jamais.
Texto de
Antonio Carlos Aquino de Oliveira

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta