sábado, 15 de maio de 2010

Rio promove virada cultural pela cidadania LGBT

Os Grupos Cabo Free (Cabo Frio), Arraial Free (Arraial do Cabo), Aldeia Diversidade (São Pedro da Aldeia) e Cores da Vida (Rio das Ostras) realizarAM, de 10 a 13 de maio, o 1º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT. O evento que fez parte das comemorações do Dia Mundial contra a Homofobia, 17 de maio, terá várias ações e atividades voltadas para a comunidade LGBT da Baixada Litorânea e da região dos Lagos no Rio de Janeiro.

A ação conjunta do Movimento LGBT da Região contou com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, das Prefeituras Locais, da Rede LGBT do Interior Fluminense e do Fórum Estadual de ONGs LGBT. A programação inclui Palestras, Mostras de vídeos, Teatro, Dança, Música e performances de várias Drag Queens e artistas.

O dia 17 de maio ficou consagrado como o Dia Mundial Contra a Homofobia, porque na mesma data, no ano de 1990, a Assembléia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a retirada do código 302.0, que incluía a homossexualidade na Classificação Internacional de Doenças. A nova classificação da OMS, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”, entrou em vigor, nos países membros das Nações Unidas, em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade, primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.

Programação variada
O Viradão Cultural pela Cidadania LGBT começou na segunda-feira, dia 10, em Cabo Frio/RJ. Participaram da cerimônia de abertura vários líderes do Movimento LGBT Estadual. Na ocasião, forão exibidos vídeos e campanhas produzidas pelo Grupo Cabo Free.

Na terça-feira, dia 11, foi realizado, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, o show Lagos Contra a Homofobia. O espetáculo, organizado pelo Grupo Aldeia Diversidade, teve apresentações de peças teatrais que trataram da temática do segmento LGBT e shows com os DJs Erik Mix e Jox e com Drag Queens.

No dia 12, o Grupo Arraial Free, realizou, nas escolas de Arrail do Cabo, um seminário que abordou a questão da Homofobia. O encerramento do Viradão Cultural da Cidadania LGBT, no dia 13, aconteceu em Rio das Ostras, com a exibição do filme Milk - A Voz da Igualdade. O evento, que foi realizado no Auditório da Universidade Federal Fluminense, tendo a coordenação do Grupo Cores da Vida.

(Heli Espíndola- Comunicação/SID)

Fonte: MinC

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta