31 de outubro é comemorado o Halloween. Mas o que há de verdade e mito nessa celebração.
- O Halloween não surgiu nos Estados Unidos, apesar de ser mais comemorado por lá. A festa teve origem na Irlanda, e levada aos EUA pelos imigrantes. A data também é celebrada na Inglaterra, Canadá, México, além da Irlanda.
- Na Idade Média, a Inquisição usava o Halloween para identificar os seguidores da festa pagã e acusá-los de bruxaria.
- Práticas celtas, rituais religiosos romanos e tradições folclóricas da Europa. Ou seja, é uma celebração com origens pagãs e cristãs ao mesmo tempo.
- Um antigo mito folclórico irlandês diz que a luz das lanternas de abóbora manteria afastados os maus espíritos.
- O Halloween é equivalente ao dia de todos os santos e o de finados, para tentar converter a comemoração pagã em uma festa cristã.
- Na tradição pagã, máscaras e fantasias eram usadas para que os espíritos não reconhecessem que as vestiam e não os assombrassem.
- A prática de dar doces a crianças tem duas origens. Primeiro, na oferenda de comida a espíritos na tradição pagã. Segundo, no costume da Inglaterra antiga de pessoas pobres pedirem comida no Dia de Todos os Santos.
- No Brasil existe uma festa em protesto ao Halloween, que é o Dia do Saci.
- O nome Halloween teve origem no Dia de Todos os Santos, mas a palavra surgiu na junção de "All Hallows Eve", que significa, na verdade, "véspera do Dia de Todos os Santos." O Halloween é comemorado em 31/10 e a festa cristã em 01/11.
fonte - G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário