quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Paulo Ribeiro , sobrinho de Darcy Ribeiro em homenagem emocionada ao pai do "Beijódromo" !

Paulo Ribeiro - Presidente da Fundar

Magnífico Reitor, professor José Geraldo
Ilustríssimo Companheiro João Pedro Stédille
Caríssimo Sérgio Mambertti
Querida amiga e parceria Lucia Helena Pulino
Senhoras, senhores, queridos amigos!
É com imensa alegria que os recebemos hoje em nossa casa. Casa da utopia, casa de todos aqueles que, como Darcy, optaram pela ousadia!
Darcy sonhou essa casa. Sonhou e projetou com o amigo Lelé, a quem chamava de o segundo maior arquiteto do universo, cada detalhe. Ousou chamá-lo de Beijódromo. Ousadia ainda para os dias de hoje. Dizia que o Beijódromo seria irmão do Sambódromo e como ele não sabia sambar, decidiu batiza-lo com carinho, afeto, selou este lugar com um beijo...
Esse sonho, sonhado por ele, precisou de 15 anos para tornar-se realidade. Precisou de amigos, sonhadores, apaixonados como Darcy para erguê-lo. Nosso agradecimento aos companheiros nessa luta: professor Norberto Abreu, professor Nielsen, professor Roberto Aguiar.

De maneira especial agradecemos ao querido professor José Geraldo, que não só teve ousadia, mas, sobretudo, vontade política e determinação em fazer desse sonho uma realidade! Nosso reconhecimento professor José Geraldo por sua trajetória de luta em defesa dos injustiçados, dos movimentos sociais e sua veemente atuação com o movimento Direito Achado na Rua. Professor o senhor faz parte dessa história, dessa conquista!
Nossa eterna gratidão ao governo democrático e popular de Luiz Inácio Lula da Silva, aos senhores Luiz Dulci e Juca Ferreira, ministros à época da construção e inauguração dessa casa pelo reconhecimento e valoração à memória do brasileiro apaixonado que foi Darcy Ribeiro.
Nosso carinho, afeto, respeito e sincero agradecimento a Lelé que desde sempre fez seu o sonho do amigo. Soube ouvi-lo, traduziu seu anseio. Reuniu arrojo e simplicidade, modernidade e tradição num só lugar, a oca voadora de Darcy, casa digna de guardar suas coisas, sua memória.
E a melhor maneira de honrarmos a memória de Darcy é continuar suas lutas. Este Memorial reflete o seu compromisso com a Universidade de Brasília, seu mais audacioso projeto. Reafirma o nosso compromisso com o Brasil, com a integração da América Latina, com a educação de qualidade, com a reforma agrária. Esse Memorial é casa de todos aqueles dispostos a levantar as bandeiras de Darcy, que são muitas!
Por isso, também estamos aqui, para celebrar a parceria que firmamos com a Escola Nacional Florestan Fernandes. Estamos lançando os primeiros seis documentários e fascículos da Série Realidade Brasileira – grandes pensadores.
Esse projeto tem como finalidade documentar e incentivar a discussão das ideias, obras e práticas sociais dos principais pensadores brasileiros que marcaram o século XX, propondo leituras críticas profundas da realidade de seu tempo. Nesta primeira fase, foram produzidos documentários em vídeo sobre os seguintes pensadores: Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Madre Cristina e Paulo Freire. 
É com o compromisso de continuar sonhando, ousando que esse Memorial está edificado. Casa dos indignados, dos inconformados. Casa de todos vocês!
Muito obrigado!

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta