sexta-feira, 29 de outubro de 2010

McDonald´s de Itu vai promover a cultura negra em novembro


Quem for a uma unidade do McDonald’s de Itu, Sorocaba e Indaiatuba, durante o mês de novembro, vai encontrar informações sobre quem foi Zumbi dos Palmares, descobrir palavras de nosso vocabulário que tem origem africana e muitas outras curiosidades.
Trata-se de mais uma edição da campanha do Bom Vizinho, promovida mensalmente pela rede na região, que terá como tema em novembro, a cultura afro-brasileira, numa parceria com o Centro Cultural Quilombinho e a União Negra Ituana. A iniciativa é inspirada no Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
O projeto é assinado pelas pedagogas Rosângela Alves e Mariana Martha da Ong Quilombinho. 

Zumbi dos Palmares
A Campanha do Bom Vizinho do McDonald’s tem como foco o estímulo às atitudes conscientes e o exercício da cidadania dentro e fora da empresa, envolvendo também temas culturais e o respeito à diversidade.
As informações serão disseminadas por meio das lâminas das bandejas em formato de jogo de tabuleiro, numa forma divertida de aprendizagem, integrando as atividades do programa Mundo Feliz Ronald McDonald.
Para jogar, basta um dado e um parceiro. Perguntas e curiosidades sobre a cultura afro ficam dispostas nas casas do tabuleiro. A resposta correta dá direito a avançar, rumo a linha de chegada.
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. A data não foi escolhida por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares - foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco.
Zumbi foi um ícone da resistência negra no período de escravidão no Brasil, que só foi abolida em 1888. A lei inclusive tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

fonte: http://www.itu.com.br/

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta