sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Oficinas de sensibilização mobilizam escolas e aldeias

Com o foco no trabalho em rede e participativo, o Instituto Tribos Jovens em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa e jovens Pataxó da Aldeia Velha e de Coroa Vermelha, vêm mobilizando as aldeias e escolas com oficinas de sensibilização na região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, sobre a temática da convivência multicultural cidadã, mote do VIII ETJ.
A mobilização conta com o apoio do projeto Espaço de Proteção Integral, desenvolvido pelo Instituto Tribos Jovens em parceria com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) – com a participação do Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.



O encontro pretende disseminar valores que auxiliam na prática de cidadania e na promoção dos direitos humanos, a fim de construir uma Rede Tribos Jovens de Comunicação, Intercâmbio e Cooperação que atue no enfrentamento das mais variadas formas de violências, incluindo a discriminação e o racismo.
A equipe já esteve nas escolas Escola Municipal Victurino da Purificação Figueiredo – Coroa Vermelha (14/10), Escola Municipal Nair Sambrano – Santa Cruz Cabrália (26/10), Escola Indígena de Coroa Vermelha (20/10), Escola “Aprendendo a Ser”- Arraial d’Ajuda (14/10), Escola Frei Henrique – Objetivo – Porto Seguro (13/10), Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa – Santa Cruz Cabrália (26/10).
Durante as oficinas de sensibilização, adolescentes e jovens Pataxó orientam dinâmicas de integração com os alunos das escolas, explicam sobre o VIII ETJ e exibem o vídeo “Adolescentes Pataxó Promotores de Cidadania”, realizado pela UNICEF em Coroa Vermelha. Após as atividades, há uma roda de conversa onde os alunos questionam e expressam temas relacionados à identidade cultural e discriminação.
A proposta de mobilização e comunicação nas aldeias e escolas, por um grupo formado por jovens Pataxó, integra as ações do projeto “Promoção da Cultura Pataxó para o Etnodesenvolvimento”, financiado pela Comunidade Européia e executado pelo Instituto Tribos Jovens. O grupo vem participando de oficinas com a ONG Cipó Comunicação Interativa, entidade parceira do projeto.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta