Maria Preta

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Reforma revela pintura que pode ser uma das mais antigas do país


Estima-se que mural na Capela de São Miguel Arcanjo, que fica na Zona Leste da capital, seja do fim do século XVI

Mariana Barros | 19/10/2011
Mural descoberto na igreja: a estimativa é que seja do século XVI
Mario Rodrigues
Construída pelos jesuítas, a Capela de São Miguel Arcanjo, localizada em São Miguel Paulista, na Zona Leste, é uma das mais antigas da metrópole. Ela surgiu em 1560, apenas seis anos após a missa de fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, berço da cidade, e preserva uma parte importante de nossa história. Além de ser um dos únicos exemplares remanescentes de taipa de pilão, o lugar guarda um conjunto relevante de relíquias arqueológicas e artísticas, como fragmentos de ossos indígenas, cerâmicas, esculturas e altares de quatro séculos de existência. Há dois meses, uma descoberta aumentou ainda mais essa lista de tesouros. 


+ Veja mais passeios históricos na cidade
+ Curso ensina jovens a preservar patrimônio histórico
+ Leia mais sobre a restauração da Capela de São Miguel Arcanjo

Desde 2006, a igreja vem passando por um amplo processo de recuperação, investimento que já consumiu 7 milhões de reais, doados por um grupo de patrocinadores que inclui empresas como Votorantim, Itaú e Petrobras. A última etapa da obra, com conclusão prevista para dezembro, é a conservação das paredes internas. A equipe do restaurador Julio Moraes trabalhava nisso quando, ao arrastar os altares de madeira laterais, deparou com um enorme desenho composto de sóis e caracóis. “Eu estava em outra sala quando um funcionário veio perguntar como proceder com as pinturas”, conta Moraes. “Nem sabia do que ele estava falando e fiquei perplexo ao ver pela primeira vez a obra.” O mural em questão tem 3 metros de altura por 2,5 de largura e foi desenhado em tons de vermelho, preto e branco.
Mario Rodrigues
Relíquias sacras: imagens dos séculos XVI, XVII e XVIII estão expostas em uma sala especial dentro da capela
Relíquias sacras: imagens dos séculos XVI, XVII e XVIII estão expostas em uma sala especial dentro da capela
Para desvendarem a idade da peça, os pesquisadores empregaram o método de datação por carbono 14, e devem ter um diagnóstico preciso até o fim do ano. Eles trabalham com a hipótese de se tratar de um painel do fim do século XVI. “Caso isso seja confirmado, será uma das pinturas mais antigas desde o descobrimento do Brasil”, diz Moraes. A primeira suspeita de que havia algo de valioso atrás dos altares surgiu há quatro anos, já durante o restauro, quando foi possível ver, por uma fresta de um deles, traços coloridos na parede. Ninguém imaginava, porém, qual seria a dimensão da pintura.

No ano passado, os funcionários da capela haviam vivido a emoção de uma grande descoberta. Os restauradores acharam uma escultura de terracota do século XVII guardada no escritório do padre Geraldo Antonio Rodrigues, o pároco local. A autoria da imagem, uma Nossa Senhora dos Prazeres de 60 centímetros, é atribuída a frei Agostinho de Jesus, considerado o primeiro escultor brasileiro. Atualmente ela está em uma das vitrines da sala interna de exposição, criada para preservar essa e outras peças da época.
 
Mario Rodrigues
Entrada principal: a varanda tem telhas
originais de barro cozido e porta com
inscrição da primeira reforma, de 1622
Entrada principal: a varanda tem telhas originais de barro cozido e porta com inscrição da primeira reforma, de 1622
Quando a capela foi fundada pelo padre José de Anchieta, em 1560, o distrito de São Miguel Paulista, hoje com 423.000 moradores, era uma pequena aldeia indígena estabelecida num local chamado Ururaí. De lá para cá, foram feitas várias reformas. A igreja foi reconstruída em 1622 (data entalhada na porta principal) e recebeu novas obras no século XVIII, quando passou dos jesuítas para os franciscanos. São desse período os dois altares laterais e o telhado mais alto. O primeiro restauro profissional ocorreu em 1939, supervisionado pelo então recém-criado Iphan (órgão de preservação do patrimônio federal). Suas relíquias, incluindo o recém-descoberto painel, podem ser conferidas de perto por visitantes, seja nas missas, seja durante os tours guiados pelo local. Mais informações em capeladesaomiguelarcanjo.blogspot.com.
Joias sagradas
Destaques do pequeno templo inaugurado em 1560
 - Fragmentos de ossos, lanças e cerâmicas indígenas estão expostos aos visitantes. Antes da chegada de José de Anchieta, fundador da capela original, a região era chamada Ururaí e abrigava tribos.

- Na sala de exposições, há uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeresatribuída a frei Agostinho de Jesus, considerado o primeiro escultor brasileiro.

- O altar principal, de cerca de 6 metros, é de madeira. Com feições renascentistas, data do século XVII. 
Fonte : Veja
Por mariapreta às 11:42 Marcadores: black maria, Instituto Maria Preta, maria preta, maria preta - educação - cultura
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

AS MAIS ACESSADAS

  • Um Nu honesto "mulheres lindas e naturais"
    Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
  • Primeira Expo-Cu - A exposição que deu o que falar em Paris
    Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
  • A porteirinha - Mário Quintana
    A porteirinha  Mário Quintana  Sete anos já fizeste  Quando fui te visitar  Fiquei encantado a olhar  - com o ...
  • “Digaí Negão!” Outdoor na Bahia faz saudação irreverente ao presidente Barack Obama
    Criação da agência Maria Comunicação, e do publicitário João Silva “Digaí Negão!” Outdoor na Bahia faz saudação irreverente ao presid...
  • “Eu devo fazer o que me parece certo” Ator desiste de papel em Hellboy para tentar consertar embranquecimento
    Toda vez que falamos sobre embranquecimento sempre tem alguém pra dizer que é uma questão de meritocracia: provavelmente aquele ator era o...

Da onde estão acessando a Maria Preta

Bem Vindos!

Sejam bem vindos e bem vindas ao Blog da Maria Preta!

Quer saber o que pensamos? Como pensamos?
Veja aqui.
Participe enviando sua sugestão, dica, crítica, ou trabalho autoral para nosso e-mail: institutomariapreta@gmail.com

Total de visualizações de página

Já estão seguindo, falta você!

Campanha Maria Preta por mudanças no Brasil

Campanha Maria Preta por mudanças  no Brasil
Participe

Comunicação

  • Capital simbólico indo para o ralo
  • Racismo aqui, não!
  • Política e comunicação no Brasil de hoje
  • Pensar o Novo!
  • Súrefú, mi Iyá!*
  • Não se combate falhas de gestão com propaganda
  • 35 anos do Olodum e o símbolo da paz

Ache aqui!

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários
ALAÍDE DO FEIJÃO
Acesse a página exclusiva, com fotos, notícias, depoimentos e muito mais

Translate Maria Preta

MEU ARQUIVO

NUVEM DE TAGS

cultura black maria Instituto Maria Preta maria preta - educação - cultura #mariapreta Compre produtos contra racismo #publicitariojoaosilva Racismo Racismo aqui não João Silva Maria Preta - Educação - cultura Resposbilidade social fotografia no racism here especialista em comunicação negra no Brasil mãe Stella Publicitário João Silva Maria - João Silva - Maria Preta - Maria - João Silva - Maria Preta Alaíde do Feijão Teatro Cultura - africanidades #politica Maria - cultura - cinema maria comunicação Maria - João Silva - Maria Preta - Comunicação -Pensar o Novo Religiosidade quitanda do saber maria comunicacao Intolerância Religiosa Tonho Matéria #euassinoembaixoevoce #euassinoembaixoevoce? Jardim das Folhas Sagradas Maria - João Silva - Maria Preta - Angola - Viena - Áustria #retratosdeumpaisdesigual Maria - João Silva - Maria Preta - Instituto - Nova Iorque - Michael Jackson - Olodum Zumbi Axé Maria - João Silva - Maria Preta - Nova Iorque - desigualdades Maria - João Silva - Maria Preta - Comunicação - Obama Maria - João Silva - Maria Preta - Instituto - Olodum Religião; Intolerância Religiosa
MariaPreta. Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.