sábado, 19 de maio de 2012

Maranhão - 'A punga dos homens no tambor de crioula' é apresentado no Circo Cultural

Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) será apresentado, nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), no Circo Cultural Nelson Brito, o Projeto “A Pungada dos Homens no Tambor de Crioula”. O projeto pioneiro em sua categoria realizará programação cultural com conferência, exibição de filmes, palestras, oficinas e roda de tambor. O projeto tem inscrições gratuitas com vagas limitadas em número de 60 disponíveis que podem ser feitas no próprio Circo, no Centro Matroá e na Livraria Poeme-se (Praia Grande), para mais informações os telefones (98) 8127-9901 / 8847-1572 / 8846-9635.
“A Punga dos Homens no Tambor de Crioula” é patrocinado pelo Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense 2010/2011 e realizado pela Associação Centro Cultural de Capoeiragem Matroá. O primeiro contato com a punga dos homens aconteceu em encontros de Tambor de Crioula promovidos pelo Centro de Cultura Domingos Vieira Filho. Segundo o Mestre de Capoeira Marco Aurélio Haikel foi após percorrer diversos municípios do Maranhão, descobriu a predominância da manifestação cultural em áreas rurais entre algumas atividades quilombolas.

Programação

Na sexta-feira (18), a partir das 19h será proferida a conferência “A punga dos homens no Tambor de Crioula” com o Mestre de Capoeira Marco Aurélio Haikel, e exibição de filme sobre o Tambor de Crioula Roda de Tambor de Crioula.

No sábado (19), as atividades começam às 8h30 com a palestra “Ontem e hoje – refletindo a respeito da punga dos homens” ministrada pelo pesquisador e coureiro Junheiro e Zé Ribeiro, do Quilombo de Miranda do Rosário. No mesmo dia às 10h haverá a oficina de punga com a Turma do Quilombo Zé Ribeiro. A programação no turno da tarde começa às 14h40 com a palestra “Aspectos de semelhança da punga dos homens com a capoeira” por Mestre Patinho e Mestre Alberto Euzamor; às 16h terá a oficina de punga com a Turma do Quilombo de Arari. Para encerrar às 19h haverá uma roda de Tambor de Crioula.

O projeto conta, ainda, com apoio da Prefeitura Municipal de Arari, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sedel), Ali babá – Lanches Árabes, Eletroacionamento e do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta