terça-feira, 8 de maio de 2012

Últimos dias da Exposição "Pedra da Memória" - semelhanças culturais entre Benin e Brasil


Até 13 de maio, o projeto Pedra da Memória, montado no Espaço CAIXA Cultural, é um convite aberto e gratuito para que o público baiano se reconheça na cultura do Benin. O passeio pelo país africano acontece por intermédio da memória do Babalorixá da Casa Fanti Ashanti, Euclides Talabyan, e do olhar da pesquisadora Renata Amaral, ambos registrados no documentário musical e na exposição fotográfica, que resultam em um material inédito no Brasil.

Trata-se do fruto da pesquisa realizada na África Ocidental, incentivando um profundo diálogo entre a cultura do Brasil e do Benin, ao reunir representantes da Casa Fanti Ashanti (Maranhão) com comunidades de culto Vodum beninenses.

Até a penúltima semana, cerca de 1.500 pessoas visitaram a exposição, o que representou um dos maiores registros de público da Caixa Cultural de Salvador. A pesquisadora Renata Amaral se declara bastante feliz pelo projeto ter sido exibido, pela primeira vez no Brasil, justamente na capital mais ancestral e miscigenada do país.

É fácil verificar, através do livro de registro de visitantes, os elogios que as pessoas fizeram ao ver o documentário e fotos expostas.

Quem quiser embarcar nessa viagem ancestral deve aproveitar a oportunidade, até o dia 13. A entrada é franca.


Serviço:
Exposição Fotográfica e Exibição do videodocumentário “Pedra da Memória”
Visitação: até 13 de maio de 2012, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Entrada: franca
Estacionamento gratuito ao lado
Classificação: livre para todos os públicos
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)
Informações: (71) 3241-4200

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta