terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio +20 - Seppir inclui enfoque racial em diversos eventos da conferência Rio+20


A igualdade racial está em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começando pela participação da ministra Luiza Bairros no fórum da FIESP sobre “Equidade de Gênero: Pressuposto para o Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza”. O evento teve início às 9 horas no Forte de Copacabana.

Na Superintendência de Igualdade Racial do Rio de Janeiro – Supir, acontece às 16h30 a reunião do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), onde a representação da sociedade civil está organizada para fortalecer a inclusão das pautas referentes à população negra nos debates da Rio+20. Entre as estratégias, está a divulgação da Carta do Rio de Janeiro, que debate o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza pela ótica do movimento negro.
No final da tarde, às 17h, a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir, Ângela Nascimento, é mediadora no Diálogo “Questão Racial e Desenvolvimento Sustentável”, que acontece no Pavilhão Brasil. Participam do debate Aderbal Ashogun, da Rede Nacional de Cultura Ambiental Afro-brasileira, Ângela Gomes, do Centro Universitário de Belo Horizonte, Carla Lopes, do Programa de Reflexões e Debates para Consciência Negra, Henri Acselrad, da IPPUR/UFRJ e Raimundo Nascimento, do Centro de Arte e Meio Ambiente.
A proposta da Seppir na Rio+20 é incorporar ao debate sobre desenvolvimento sustentável a necessidade de inclusão das populações afrodescendentes, do campo e das cidades, levando em conta o seu legado histórico, a potencialização dos seus conhecimentos, suas estratégias e instrumentos produtivos.






Fonte: Seppir/PR.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta