quarta-feira, 11 de julho de 2012

I BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA.

O cinema de jovens realizadores do continente europeu caracteriza a mostra NOVO CINEMA EUROPEU, que integra a programação do I BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA. São produções assinadas por realizadores da Iugoslávia, Polônia, Noruega e Hungria que provam o vigor do cinema da nova geração europeia e que tem conquistado os principais festivais do ocidente. A mostra NOVO CINEMA EUROPEU possibilita o contato do espectador brasiliense com este cinema recente que tem encontrado dificuldades para entrar no mercado de exibição mundial.
BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA/ BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL tem direção geral de Nilson Rodrigues e direção de programação de Anna Karina de Carvalho.

SINOPSES
BIBLIOTECA DO PASCAL (Bibliothèque Pascal), HUNGRIA/ALEMANHA, 2010, 105 min, drama
Direção: Szabolcs Hajdu
Elenco: Orsolya Török-Illyés, Oana Pellea, Razvan Vasilescu, Andi Vasluianu, Shamgar Amram, Mihai Constantin, Lujza Hajdu, Ion Sapdaru, Marius Bodochi, Marius Manole, Mihai Constantin, Florin Piersic Jr
Mona Paparu é húngara e mora na Romênia. Ela deixa a filha pequena com sua tia para poder visitar seu pai na Alemanha. Ela não o via há anos e ele diz estar muito doente. Mas, chegando lá, Mona descobre que o pai está endividado com traficantes. Ele a entrega aos cuidados de dois traficantes de escravas, que a levam para a Inglaterra. Mona termina num elegante, porém estranho bordel, o Bibliothèque Pascal, onde as prostitutas são forçadas a agir como personagens de histórias literárias. Quando ela volta para a Romênia, precisa contar como passou seu tempo fora para recuperar a guarda de sua filha.
Szabolcs Hajdu nasceu na Hungria em 1972. “Sticky Matters”, seu primeiro longa, venceu o prêmio especial do júri “Kiev MOLODIST film festival”, em 2003. Seu filme seguinte, “Tamara”, ganhou o primeiro lugar no Festival “AVANCA”, em 2005. Ganhou notoriedade e inúmeros prêmios internacionais. “Bibliotheque Pascal” é seu quinto longa-metragem.

O BATISMO (The Christening), POLÔNIA, 2010, 86 min, ficção

Direção: Marcin Wrona

Elenco: Tomasz Schuhardt, Wojciech Zielinski, Natalia Rybicka, Adam Woronowicz, Michal Koterski
O roteiro é vagamente inspirado na história real de um homem do interior da Polônia que, depois de trabalhar com a máfia em sua cidade natal, muda-se para Varsóvia. Ele espera mudar sua sorte e escapar do passado criminoso que deixou para trás. Michał tem o que sempre sonhou: uma bela esposa chamada Magda, um filho recém-nascido, sua própria empresa. Mas, infelizmente, há uma sentença da máfia contra ele. Michał tenta desesperadamente encontrar uma maneira de salvar sua família. Vários dias antes do batizado do seu filho, ele convida seu velho amigo, Janek, para ser o padrinho. Esse é só o começo do Plano de Michał.
Marcin Wrona nasceu em 1973, em Tarnow, Polônia. Foi premiado em vários festivais internacionais de cinema por seu filme acadêmico Magnet Man (Czlowiek magnes). Em 2007 recebeu o Terceiro Prêmio do Concurso Hartley-Merrill, juntamente com Grazyna Trela​​, pelo roteiro de My Flesh My Blood, com título de trabalho Tamagotchi. The Christening é seu segundo longa-metragem e ganhou vários prêmios na Polônia e no exterior.
OSLO, 31 DE AGOSTO (Oslo, 31. august) – NORUEGA, 2011, 95 min, ficção

Direção: Joachim Trier

Elenco: Anders Danielsen Lie, Hansolav Brenner, Ingrid Olava

Um dia na vida de Anders, um jovem viciado em drogas. Ele consegue uma breve licença de seu centro de recuperação no interior da Noruega para comparecer a uma entrevista de emprego e conversar com velhos amigos em Oslo. Anders tem só 34 anos, mas sente que sua vida já acabou. Durante o dia e a noite em que vagueia pela cidade, ele será assombrado pelos erros do passado, que entram em conflito com a possibilidade de felicidade no futuro. Inspirado no romance Le Feu Follet, de Pierre Drieu La Rochelle, que também inspirou Louis Malle em 1963 a conceber Trinta anos esta noite.

Joachim Trier, nascido em Copenhague, em 1974, é um jovem diretor já com bastante prestígio em seu país. Seu filme de estreia, Reprise, recebeu vários prêmios nacionais e o reconhecimento internacional em vários festivais como Toronto, Istambul, Roterdã e Milão. Olso, 31 de Agosto estreou na seção Um Certains Regard do Festival de Cannes e recebeu o prêmio de melhor ator (para Anders Danielsen Lie) no RiverRun Internacional Film Festival 2012.
SEMENTES DA VIDA (If the Seed Doesn’t Die) – SÉRVIA/ÁUSTRIA/ROMÊNIA, 2010, 115 min, drama

Direção: Siniša Dragin
Elenco: Mustafa Nadarevic, Dan Condurache, Franz Buchrieser, Miloš Tanaskovic, Simona Stoicescu, Ioana Barbu
Dois pais, um romeno que está à procura de sua filha que foi forçada a se prostituir em Kosovo, e um sérvio que procura o corpo de seu filho morto em um acidente de carro na Romênia, perto do rio Danúbio. Eles conhecem um pescador que conta a lenda de mais de 200 anos sobre a travessia lendária e sem sucesso da igreja da época para cima da montanha para sua cidade em um tempo onde era proibido fundar as Igrejas Ortodoxas.

Sinisa Dragin nasceu em 1960 em Iugoslávia, é um diretor da Sérvia e se formou na Academy of Film and Drama em 1991, em Bucareste, Romênia. Trabalhou como câmera para um programa de televisão da Reuters na década de 1990. Seu segundo filme “Every Day God Kisses Us On The Mouth” ganhou o Tiger Award em Rotterdam em 2001. Ele dirige filmes de ficção e documentários.

CONTATOS:

Anna Karina de Carvalho

Diretora - Director

BIFF – BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Brasilia – 13-22 July 2012

www.biffestival.com

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta