terça-feira, 25 de setembro de 2012

Acordo apoiado pelo UNFPA irá exportar tecnologia de pesquisa censitária do Brasil para Senegal


O Censo Geral do Senegal de 2012 será beneficiado por tecnologias de processamento utilizadas pelo Brasil, graças à iniciativa de Cooperação Sul-Sul estabelecida entre os dois países, informou ontem (18) o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que atua como parceiro no projeto.
O acordo permitirá que o Escritório Nacional de Estatísticas e Demografia do Senegal (ANSD, na sigla em inglês) compartilhe a experiência brasileira do uso em larga escala do Assistente Digital Pessoal (PDA, na sigla em Inglês), em substituição aos questionários de papel para conduzir as pesquisas.

O PDA foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante as pesquisas nacionais entre 2006 e 2010. A inovação possibilita que pesquisadores de campo coletem e enviem registros para um banco de dados em que as informações são consolidadas e processadas em tempo real, garantindo a maior confiabilidade e rapidez na produção dos resultados.
O IBGE emprestará ainda este ano 20.200 PDAs ao ANSD, que usará os instrumentos para o Censo Geral de População e Habitação, Agricultura e Pecuária do Senegal, em dezembro.
O acordo terá duração de cinco anos e foi assinado por Abdoul Aziz Ndiaye, Embaixador do Senegal no Brasil; Marco Farani, então Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); e Nuno Duarte da Costa Bittencourt, Diretor Executivo Interino do IBGE. As assinaturas ocorreram no dia 31 de julho na sede da ABC em Brasília.
Os Escritórios do UNFPA em Dakar e Brasília estiveram envolvidos na negociação. Segundo Rose Gakuba, representante da agência no Senegal “a assinatura oficial do acordo de parceria entre o IBGE e a ANSD Senegal representa um marco e se configura um ponto de virada na Coperação Sul-Sul”.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta