Estão abertas até 25 de novembro as inscrições para a Premiação IAB-BA 2013. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia – relança esta Premiação com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos e urbanistas atuantes no estado. O resultado será divulgado dia 13 de dezembro, na Sede Histórica do IAB-BA, na Ladeira da Praça. Nesta data será anunciado ainda o nome do profissional escolhido para receber o Prêmio Arquiteto Diógenes Rebouças, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia. O regulamento e a ficha de inscrição estão logo abaixo.
São seis as categorias desta Premiação: “Arquitetura de Edificações”, “Arquitetura de Interiores e Design”, “Urbanismo e Paisagismo”, “Restauração e Requalificação do Patrimônio Edificado”, “Projeto Salvador” e “Publicações”. Na categoria “Projeto Salvador”, além dos projetos de profissionais, podem concorrer os de estudantes, a partir do 2º ano letivo, dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Bahia, que tenham como objeto espaços ou áreas urbanas da cidade do Salvador.
A Comissão Julgadora é composta por arquitetos e urbanistas da Bahia, de outros estados, e também do exterior, todos com reconhecida atuação e experiência. Além de escolher o trabalho vencedor em cada categoria, a Comissão poderá conceder Menções Honrosas para os projetos apresentados. Podem concorrer à Premiação projetos não executados, obras realizadas, publicações e trabalhos acadêmicos relacionados a edificações e intervenções arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas desenvolvidos entre 2003 e 2012 no estado.
Prêmio Arquiteto Diógenes Rebouças
Em 2014 será comemorado o centenário do arquiteto baiano Diógenes Rebouças. Fundador e primeiro presidente do IAB-BA, Rebouças contribuiu durante sua carreira com destacados projetos na cidade, como o Complexo Esportivo da Fonte Nova, as Avenidas Centenário e Contorno, a Escola Parque do bairro da Caixa d’Água, os prédios da Faculdade de Arquitetura e da Escola Politécnica da UFBA, o Hotel da Bahia (hoje Sheraton, autoria que divide com Paulo Antunes Ribeiro). Esta última foi considerada, à época do seu lançamento, uma das obras da arquitetura moderna baiana mais importantes do Brasil e uma das mais difundidas internacionalmente. Como forma de homenagear a memória de Rebouças, o IAB-BA anuncia o Prêmio com seu nome, a ser concedido a um profissional por sua atuação em projetos, construções, gestão pública e/ou formação e que tenha contribuído significativamente para o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo na Bahia. O nome será escolhido pelo Conselho Diretor do IAB-BA.
Fonte: www.iab-ba.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário