quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Empreendedor mais bem-sucedido da China diz que dinheiro não traz felicidade

Foto © Naibuzz
Todos sabemos que é bem difícil ser infeliz com uma taça de champagne na mão em um iate no Caribe. Contudo, todos também já ouvimos que dinheiro não traz felicidade. E o último a afirmar isso foi Jack Ma, fundador do site chinês de e-commerce Alibaba e considerado hoje o empresário mais bem-sucedido da China.

A empresa, que foi criada em 1999, teve suas ações lançadas recentemente na bolsa de valores de Nova York, atingindo valores surpreendentes – que a colocam, inclusive, à frente de grandes companhias, como a Amazon. Mas Jack Ma não está exatamente feliz com isso. Em uma entrevista à rede norte-americana CNBC, ele diz que a pressão do sucesso tem atrapalhado sua vida e atraído pessoas que só se interessam pelo dinheiro. “Talvez as ações tenham subido demais, talvez as pessoas tenham expectativas demais em você, talvez eu pense demais no futuro e tenha muitas coisas com que me preocupar“, afirma.

Os planos para crescimento da empresa não irão parar e Jack Ma, apesar de incomodado, já aposta em um novo segmento de mercado ao lançar o AliPay, uma espécie de PayPal chinês. Conhecido por ser bem humorado e tratar seus funcionários sempre com cordialidade, o empresário ficou famoso por seu lado “palhaço”. Durante os eventos que prepara para os funcionários, não raro ele faz shows e já chegou a se vestir de “punk” e cantar para milhares deles. Mas ser um dos homens mais ricos da China também está atrapalhando isso. Segundo ele,“hoje, quando eu ando pelas ruas, as pessoas me olham diferente – eu quero que as pessoas vejam que esse é um empreendedor, esse é um cara que se diverte e eu quero ser eu mesmo“.

A solução em que o empresário está pensando para se sentir mais feliz sem precisar deixar o Alibaba é devolver o dinheiro ganho à sociedade. A ideia é lançar um programa de filantropia, como fez Bill Gates, ex-CEO da Microsoft. “Gastar dinheiro é muito mais difícil que fazer dinheiro“, diz ele, em uma afirmação que contraria o extrato bancário de todos nós, não-bilionários. Confira a entrevista logo abaixo, em inglês:


Fonte: Portal Hypeness

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta