A Eugênia Anna dos Santos é um exemplo das escolas que conseguem cumprir a Lei 10639/03 com perfeição. Foto: Elói Corrêa AG. A TARDE
O ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de todo o país é obrigatorio segundo uma Lei promulgada há seis anos (10639/03).
No ano passado, a legislação sofreu uma modificação ( Lei 11645/08) e passou a obrigar também o ensino da História e Cultura Indígenas.
O problema é que a operacionalização continua lenta. Falta de material didático, professores sem formação para abordar o tema adequadamente, dentre outros entraves costumam ser apontados pelos governos nas três categorias (municipal, estadual e federal) para explicar o não cumprimento da legislação nos moldes em que já devia acontecer.
Salvador ao adotar,em 2005, a política de cumprimento da Lei foi a primeira capital do país a tomar esta medida. E para tornar realidade a promessa nas escolas públicas da capital baiana não tem sido fácil. No universo das particulares então tem sido ainda mais vagaroso. Imaginem o desafio de fazer o mesmo em todo o território baiano.
Este assunto foi tema de uma matéria que saiu no caderno Vestibular encartado na edição de hoje do jornal A TARDE.
A reportagem assinada por Nina Neves traz um apanhado sobre como os alunos enxergam a questão- eles acham positivo aprender a história do Brasil do ponto de visto de outras culturas que não a eurocentrista- e também sobre experiências para aplicação da legislação efetuadas na Bahia.
Como uma das queixas relacioandas ao cumprimento da Lei é falta de material de suporte fica aqui a sugestão de leitura para quem gosta e precisa acompanhar o tema.
BLOG MUNDO AFRO
Cleidiana Ramos
06.01.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
AS MAIS ACESSADAS
-
Já sonhou em posar nua? Sei lá acho que uma ‘boa’ parte das mulheres já ao menos pensaram nessa possibilidade, eu assumo que já pensei,...
-
Há uma disputa teológica nas ruas de Seattle. Dois grupos de diferentes crenças estão em plena campanha publicitária em busca de vi...
-
A cozinha dos negros se formou no Nordeste brasileiro mas que teve origem no Recôncavo Baiano. E nessa região - do mar às porta...
-
Cu também é cultura, de acordo com uma Galeria de Arte de Paris. Confira abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário