quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MAM abriga mostras Cão Cego e Cinépolis -07/08

O Museu de Arte Moderna da Bahia apresenta ao público, a partir do dia 07 de agosto, duas exposições individuais de artistas de renome nacional e internacional. O fotógrafo Bob Wolfenson chega com a mostra Cinépolis, inédita no Brasil. Famoso por fotografar celebridades e modelos para editoriais de moda, Wolfenson mostra sua versatilidade com a câmera em um universo distinto dos trabalhos mais famosos, desta vez, clicando paisagens urbanas e cenários temporais.

Tatiana Blass, que já foi premiada no 14° Salão da Bahia realizado pelo MAM, convida o público a vivenciar a hibridização do teatro, literatura e artes visuais na mostra Cão Cego, na qual as pinturas fazem parte de uma série intitulada “Teatro para Cachorros”. Nas telas, cachorros e outras figuras aparecem como personagens de uma peça de teatro, acompanhados por contos escritos pela própria artista. As mostras seguem em cartaz de 08 de agosto a 06 de setembro, no 1° Andar do Casarão e Capela do MAM. A entrada é gratuita.

Bob Wolfenson

Ver o mundo como um ‘ciclope’, com um único olho-mecânico, filtro da realidade tangível. Esta é a forma como alguns fotógrafos, a exemplo do paulista Bob Wolfenson, percebem a vida, a observam e transformam-na em elementos simbólicos. Um pouco do trabalho deste artista poderá ser conhecido no Museu de Arte Moderna da Bahia, na mostra Cinépolis, inédita no Brasil

Cinépolis

Reconhecido no Brasil e internacionalmente por suas produções fotográficas, Wolfenson assina ensaios famosos da Playboy, a exemplo das séries com Alessandra Negrini e Maitê Proença e no mundo da moda, registrando tendências nas figuras de Top Models como Gisele Bündchen, Raquel Zimmermann e Isabeli Fontana. Mas, como um caleidoscópio, sua lente também se volta para outros prismas e capta o mundo de maneiras distintas. O intimismo do Voyerismo, que naturalmente é vivenciado pelos fotógrafos, se transforma na experiência do olhar instantâneo, ao captar o que se passa à frente, como um admirador de circunstâncias.

Assim nasce Cinépolis. “O nome dado pelo curador, editor e fotógrafo francês Pierre Devin, é um apanhado na forma de ‘Road Movie’ de situações encontradas por mim e fotografadas sem a pretensão de compor um conjunto único, porém todas unificadas, não por um tema, mas pela subjetividade de um olhar”, explica Wolfenson.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta