domingo, 15 de novembro de 2009

Racismo, Aqui Não! -Cristina Torres

Pessoalmente, nunca fui vítima de nenhum tipo de discriminação racial, mas com o meu tipo físico, onde se denunciam muito mais as origens portuguesas e índias, passo com muito mais "boa vontade" geral como branca de fato, sem que seja levada em consideração a minha mestiçagem.
Já com relação à discriminação religiosa, apesar de não ser filha de santo, frequento regularmente o camdomblé, cumprindo os preceitos que me são recomendados quando participo de algum ritual. Trago também sempre comigo as minhas contas lavadas. Isso, muitas vezes, já foi alvo de crítica de alguns familiares e amigos.
Sou educadora e sempre trabalhei com crianças e também com formação de professores, com algumas incursões no campo do audiovisual.
Atualmente organizo parcerias para eventos que envolvam formação de platéia infantil, como cineclubes e mostras de cinema infantil, contando com o incentivo do meu sempre presente companheiro, o cineasta e diretor Pola Ribeiro. Aliás, a recíproca é verdadeira, já que participo com afinco também do que me é possível das suas atividades cinematográficas, a exemplo do projeto de pesquisa e gravações para o filme "Jardim das Folhas Sagradas", que brevemente será lançado nos cinemas.
Acho que a campanha "Racismo Aqui Não" é o desvelamento necessário da situação real nessa nossa querida cidade negra da Bahia.
Devo dizer que muito me orgulho de ser incluída num grupo de pessoas tão queridas e as quais tanto admiro.
Muito Axé e um abraço forte a todos vocês.
Cris

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta