terça-feira, 5 de abril de 2011

Tonho Matéria apoia a campanha "Racismo Aqui Não" do Instituto Maria Preta

Tonho Matéria na campanha "Racismo Aqui Não"


O Primeiro artista a colocar a capoeira nos shows musicais foi o Cantor, Compositor, Publicitário, Produtor Cultural e Mestre de Capoeira Antonio Carlos Gomes Conceição, conhecido como Tonho Matéria, nasceu no dia 12 de maio de 1964 na cidade de Salvador – Bahia. Filho de Agripino Gomes da Conceição e Eufrosina Maria dos Santos e pai de Allan e Raysson. Começou a trabalhar com 8 anos de idade com sua mãe vendendo acarajé. Em 1976 com 12 anos resolveu que queria ser capoeirista porque nas festas de largo em Salvador via muitas rodas de capoeira principalmente a do Mestre Caiçara que anos depois foi freqüentador constante.


Histórico do Mestre Tonho Matéria

Campeão Baiano de Capoeira em dupla em 1985 no Ginásio Antonio Balbino pelo Instituto Baiano de Medicina Desportiva.

Dançou em diversos grupos folclórico no Hotel Mediterranee, nas casas de show Moenda e Tenda dos Milagres na Escola Parque da Bahia, no Hotel da Bahia e nos países: França, Bélgica, Suíça e Goiana Francesa.
Fez um CD de Capoeira A Força de Zumbi, quando participava do Grupo Bahia Capoeira
Foi matéria da Revista Ginga Capoeira ano 3 edição 23
Foi matéria da Revista Liberdade Capoeira ano 1 edição 3
Foi matéria na revista Praticando Capoeira ano II edição 26 e teve a letra da musica sou mangangá publicada nessa edição.
Foi matéria na revista Ginga Capoeira numero 1
Foi capa da Revista Praticando Capoeira Ano I Nº 07 e teve a Capa do CD e a letra da música Vamos Capoeirá publicados na edição Ano I Nº 13
Participou do Grupo Vamos Capoeirá em 1987 com Contra- Mestre Edmilson, Contra Mestre Vando, Mestre King Kong (Bahia Capoeira), Mestre Benivaldo (Barro Vermelho), Mestre Dendê (Mus-Capoeira), Mestre Reinaldo (Terra Samba e Porto Da Barra), Mestre Raimundo (Kilombolas), Mestre Bira e Mestre Dedé (Kilombolas)
Participou de um vídeo sobre Mestre João Pequeno a convite do Mestre Barba Branca.
Tem diversas músicas sendo cantadas nas rodas de capoeira do Brasil inteiro. Exemplo: Vamos Capoeirá, Essa Arte, Baila o Corpo Etc.
Fez um clip no Pelourinho Cantando “Desejo Egotismo” com a participação Especial de Paulinho Camafeu, Mestre Bamba com a Associação de Capoeira Mestre Bimba e Mestre Vermelho.
Gravou um CD intitulado Kilombolas Mangangá com o grupo Kilombolas do mestre Dedé
Gravou um CD Sou Mangangá
Foi homenageado pela Câmara dos Vereadores com a Medalha Zumbi dos Palmares
Criou o Bloco Afro Mangangá
Idealizador do tema CAPOEIRA para o carnaval baiano de 2008 funtamente com Badá, Clarindo Silva e Mestre Boa Gente.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta