Por Suzanne Vranica | The Wall Street Journal
Graças à tecnologia, o que era velho virou novo outra vez. Pelo menos é isso que executivos da publicidade preveem para 2012.
Os anúncios de televisão e de revistas já foram declarados mortos mais de uma vez pelas grandes agências de publicidade, é claro. Mas a tecnologia deu um novo sopro de vida para esses meios de comunicação no ano passado, com o YouTube ampliando a audiência de anúncios de TV e o iPad fazendo os anúncios gráficos voltarem a ser atraentes.
"Em 2012, a publicidade será, mais do que nunca, a intersecção entre a tecnologia e a narrativa", diz Christian Haas, diretor executivo de criação da Goodby Silverstein & Partners, divisão do Omnicom Group Inc.
As indicações de como pode ser esse futuro já começam a surgir. Por exemplo, ao imaginar uma nova versão para as amostras grátis, uma das mais antigas formas de marketing, a Kraft Foods Inc. está testando uma máquina dispensadora automática que usa a tecnologia de reconhecimento facial - e também um pouco de humor - para distribuir pequenas porções da sua sobremesa de gelatina, chamadas Temptations. Dirigida aos adultos, a máquina de Jell-O, equipada com uma câmera Intel, tem uma mensagem surpreendente para as crianças que se aproximam para experimentar: "Desculpe, criança, você ainda não tem idade para estes prazeres. Por favor, afaste-se e deixe os adultos ganharem sua amostra grátis".
Mesmo assim, uma anúncio altamente tecnológico não basta para se destacar em meio ao volume arrasador de publicidade. Para chamar a atenção, alguns publicitários esperam uma dose maior de comédia, enquanto outros preveem um aumento nas promoções mais provocadoras, salpicadas de palavras proibidas.
As indicações de como pode ser esse futuro já começam a surgir. Por exemplo, ao imaginar uma nova versão para as amostras grátis, uma das mais antigas formas de marketing, a Kraft Foods Inc. está testando uma máquina dispensadora automática que usa a tecnologia de reconhecimento facial - e também um pouco de humor - para distribuir pequenas porções da sua sobremesa de gelatina, chamadas Temptations. Dirigida aos adultos, a máquina de Jell-O, equipada com uma câmera Intel, tem uma mensagem surpreendente para as crianças que se aproximam para experimentar: "Desculpe, criança, você ainda não tem idade para estes prazeres. Por favor, afaste-se e deixe os adultos ganharem sua amostra grátis".
Mesmo assim, uma anúncio altamente tecnológico não basta para se destacar em meio ao volume arrasador de publicidade. Para chamar a atenção, alguns publicitários esperam uma dose maior de comédia, enquanto outros preveem um aumento nas promoções mais provocadoras, salpicadas de palavras proibidas.
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