quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que 2012 vai trazer de novo na publicidade



Por Suzanne Vranica | The Wall Street Journal

Graças à tecnologia, o que era velho virou novo outra vez. Pelo menos é isso que executivos da publicidade preveem para 2012.
Os anúncios de televisão e de revistas já foram declarados mortos mais de uma vez pelas grandes agências de publicidade, é claro. Mas a tecnologia deu um novo sopro de vida para esses meios de comunicação no ano passado, com o YouTube ampliando a audiência de anúncios de TV e o iPad fazendo os anúncios gráficos voltarem a ser atraentes.

"Em 2012, a publicidade será, mais do que nunca, a intersecção entre a tecnologia e a narrativa", diz Christian Haas, diretor executivo de criação da Goodby Silverstein & Partners, divisão do Omnicom Group Inc.

As indicações de como pode ser esse futuro já começam a surgir. Por exemplo, ao imaginar uma nova versão para as amostras grátis, uma das mais antigas formas de marketing, a Kraft Foods Inc. está testando uma máquina dispensadora automática que usa a tecnologia de reconhecimento facial - e também um pouco de humor - para distribuir pequenas porções da sua sobremesa de gelatina, chamadas Temptations. Dirigida aos adultos, a máquina de Jell-O, equipada com uma câmera Intel, tem uma mensagem surpreendente para as crianças que se aproximam para experimentar: "Desculpe, criança, você ainda não tem idade para estes prazeres. Por favor, afaste-se e deixe os adultos ganharem sua amostra grátis".
Mesmo assim, uma anúncio altamente tecnológico não basta para se destacar em meio ao volume arrasador de publicidade. Para chamar a atenção, alguns publicitários esperam uma dose maior de comédia, enquanto outros preveem um aumento nas promoções mais provocadoras, salpicadas de palavras proibidas.

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