sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brasilia - Flaac 2012 - "Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura" vai até dia 27 de maio



Diálogos Africanos: Um Continente no Cinema
Horário: Confira na programação | Local: Instituto Cultural Cervantes de Brasília Endereço: EPS 707/907 Lote D Asa Sul


O Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac 2012), em parceria com o Instituto Cervantes de Brasília e com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), apresenta a mostra Diálogos africanos: um continente no cinema. De 23 a 27 de maio, os complexos diálogos sobre a história, o presente e o futuro dos países da África serão apresentados sob diferentes óticas no Instituto Cultural Cervantes. Realizadores africanos, estrangeiros, exilados ou descendentes mostram seus pontos de vista sobre o continente ímpar.
O público terá a oportunidade de conhecer obras importantes, porém pouco vistas. Países de maior produção cinematográfica, como África do Sul, Senegal e Nigéria mostram suas perspectivas por intermédio de seus autores. A produção de jovens talentos da “diáspora africana” também estará presente na mostra, representada por nomes como Rachid Bouchareb.
Além destes, realizadores que se dedicaram a co-produções internacionais, como Flora Gomes e Zezé Gambôa, que evidenciam o cinema luso-africano, fazem parte da programação. A curadoria da mostra Diálogos africanos: um continente no cinema é de Carolin Overhoff Ferreira, professora de Cinema Contemporâneo da Universidade Federal de São Paulo, com doutorado em filosofia pela Universidade Livre de Berlim, também organizadora dos livros “O Cinema Português através dos seus Filmes” e “Dekalog2: On Manoel de Oliveira”.
As “marcas” deixadas pelo colonialismo é o que une a maioria dos realizadores do continente. Na avaliação da curadora, o domínio, que durou séculos, impossibilitou o desenvolvimento de produção, distribuição e exibição de filmes. O controle absoluto ficava nas mãos dos colonizadores. O que deixa claro para Carolin que “seria fundamental, sobretudo, que houvesse um processo de descolonização das mentes”.
A produção tem apoio da Universidade de Brasília (UnB), do Flaac 2012, patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Instituto Camões e da Embaixada da França. A coordenação e execução são feitas pela Vai & Vem Produções Culturais.

Flaac 2012

O Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac 2012) propõe um passeio pelas culturas da África e da América Latina, que influenciam continuamente o Brasil. Entre abril e agosto, nos campi da UnB, embaixadas e espaços culturais da cidade serão apresentados os caminhos para reconhecer e valorizar as matrizes culturais latino-americanas e africanas. Muito além de shows, exposições de arte, espetáculos teatrais, performances, seminários, conferências e debates acadêmicos, o Flaac 2012 proporciona diálogos entre a arte e a cultura dos países envolvidos. Sempre com um olhar atento para seus reflexos políticos, econômicos e socais.

Tel: 61-3242-0603

Dia 23/05 [quarta-feira]
19:00h - O Preço do Perdão
20:45h - Mme. Brouette

Dia 24/05 [quinta-feira]
19:00h - O Herói
21:00h - Na Cidade Vazia

Dia 25/05 [sexta-feira]
19hs - Cor de Fundo
19:10h - Eu e Meu Branco
21:00h - Drum

Dia 26/05 [sábado]
19:00h - Thunderbolt
21:05h - A Tempestade da Terra

Dia 27/05 [domingo]
19:00h – Dias de Glória
21:00h - Nha Fala

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta