sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brasilia - Primeiro Encontro dos Estudantes Africanos de 21 a 26 de maio


O Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília promove, de 21 a 26 de Maio, o Primeiro Encontro dos Estudantes Africanos, no Auditório do Instituto de Química. O encontro tem por objectivo reunir estudantes, pesquisadores africanos e pessoas interessadas nas questões africanas, para discutir problemáticas do continente berço da humanidade. 

O coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Carlos Moura, na abertura do encontro, sublinhou que iniciativas como esta reforçam a difusão de uma imagem mais plural e diversificada do homem africano e a sua importância como elemento para construção de uma identidade e cultura dentro e fora do Brasil. “Esta iniciativa torna os países africanos mais conhecidos no meio académico e na sociedade brasileira”, afirmou, destacando o trabalho e o compromisso da Fundação Palmares em acções de valorização da cultura negra, como o Projecto Rota dos Escravos realizado em parceria com a UNESCO. 
O encontro conta com a participação das embaixadas de Angola, Cabo Verde, Colômbia, Costa do Marfim, Congo, Guiné-Bissau, Nigéria, São Tomé e Príncipe, e a contribuição da Fundação Cultural Palmares, Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas (ADAC), Núcleo de Promoção da Igualdade Racial (NEPIR), Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e Governo do Distrito Federal. 
As questões socioculturais do continente africano são abordadas em debates, apresentações culturais, exibião de filmes, desporto, seminários sobre tranças e danças tradicionais, feiras e desfile de roupas africanas. As lideranças africanas e a cooperação Brasil-África são alguns dos temas em debate.
Fonte Jornal de Angola

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta