![]() |
Foto: Tacila Mendes
|
O Movimento Venha Ministro Juca, à BAHIA convidou, nesta tarde de segunda (23/03), o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, para participar do Encontro Cultural Dialógico da Bahia com o ministro da Cultura Juca Ferreira. O grupo idealizou o encontro, que deve ocorrer na primeira quinzena de abril, e mobilizou movimentos culturais, organizações não governamentais, atores/ativistas e coletivos das diferentes linguagens da Bahia.
“Precisamos de ampla mobilização e pressão da sociedade para fazer com que o Congresso Nacional aprove e regulamente a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 150, que prevê o repasse anual de 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento dos estados e do Distrito Federal e 1% do orçamento dos municípios, de receitas resultantes de impostos, para a cultura”, disse Lu Cachoeira, um dos organizadores do movimento.
A carta já foi enviada ao ministro Juca Ferreira no dia 12 de março, por meio da articulação da Representação Regional do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e Sergipe, que acolheu a iniciativa. “Vimos como somos muito neste período de mobilização e que a sociedade civil tem condições de fortalecer, com o MinC e o Estado, pautas estruturantes para a Cultura”, complementou Cachoeira.
O movimento ganhou mais adesão com a presença de representantes dos colegiados setoriais das artes da Bahia. “Ele realmente representa os setores e propõe pautas que influenciam o orçamento da Cultura”, afirma o escritor Jorge Baptista Carraro, que também integra o Conselho estadual de Cultura.
Para o secretário, a reunião foi motivadora. “A PEC 150 é uma das pautas mais importantes do desenvolvimento da Cultura. Eu esperava por esse chamado da sociedade e fico muito feliz com essa agenda propositiva alinhada com o MinC”, disse ele.
Fonte: Cultura BA

Nenhum comentário:
Postar um comentário