quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Homenagem a Bule Bule dia 28 de agosto na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., no Rio Vermelho

Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore (22 de agosto), a Biblioteca Juracy Magalhães Jr., no Rio Vermelho, realiza no dia 28 (sexta-feira), às 14h30, uma homenagem especial ao repentista, cordelista, poeta, músico e cantador Bule-Bule, um dos mais representativos artistas populares da Bahia. A programação traz atrações musicais, poesia, cordel e a apresentação do repentista Paraíba da Viola e Antonio Queiroz, artistas populares que fazem shows diariamente no Mercado Modelo, onde comercializam folhetos de cordel. O evento é gratuito e aberto ao público.

A homenagem a Bule-Bule será o encerramento das atividades realizadas pela Biblioteca durante todo o mês de agosto, Mês do Folclore. Na programação: contação de histórias abordando o tema folclore, no setor infantil, uma exposição de documentos do seu acervo sobre o tema e objetos do artesanato nordestino, aberta a visitação até o dia 31 e uma roda de capoeira em comemoração ao dia do capoeirista com o mestre Canguru e seus alunos, no dia 27, às 10h. Fizeram também parte das comemorações ao Folclore na Juracy Magalhães, o professor e cordelista Antonio Barreto que apresentou o seu novo cordel sobre o acordo ortográfico no dia 07/08 e o filme Patativa do Assaré, exibido no dia 18/08.

Bule Bule, nasceu em 22 de outubro de 1947, na Cidade de Antônio Cardoso no Estado da Bahia. Ao longo dos seus mais de 38 anos de carreira gravou seis Cd’s (Cantadores da Terra do Sol, Série Grandes Repentistas do Nordeste, A fome e A vontade de Comer, Só Não Deixei de Sambar, Repente Não Tem Fronteiras e Licutixo), quatro livros editados (Bule Bule em Quatro Estações, Gotas de Sentimento, Um Punhado de Cultura popular, Só Não Deixei de Sambar), mais de oitenta cordeis escritos, participação em vários seminários como palestrante, varias peças teatrais e publicitárias. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Cultura da Prefeitura Municipal de Camaçari, diretor da Associação Baiana de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Recentemente foi premiado com o Prêmio Hangar de Música no Rio Grande do Norte junto com Margaret Menezes e Ivete Sangalo.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta