sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Curso gratuito Políticas e Gestão Culturais abordará as diversas demandas culturais e seus novos desafios

A carência de profissionais especializados no campo da cultura ainda é uma realidade no Brasil. A gestão da cultura exige, cada vez mais, competências para a articulação de conhecimentos culturais com os pressupostos da administração, da produção, da economia e da política. A formação de quadros profissionais, com embasamento teórico e capacidade de intervenção em realidades locais, é imprescindível para que se desenvolvam políticas e gestão culturais mais democráticas.

Para contribuir para a reversão deste quadro, será realizado de 21 a 25 de setembro, em Salvador, o Curso de Políticas e Gestão Culturais. O curso tem como proposta a capacitação de agentes, gestores e estudantes da cultura, para que possam lidar melhor com as especificidades da administração pública e compreender as diversas demandas culturais e seus novos desafios. Um conjunto de dez profissionais, professores e pesquisadores, reconhecidos em todo o Brasil, vão apresentar um panorama dos temas fundamentais para atuação no campo da cultura: conceitos e teorias da cultura, economia da cultura, patrimônio material e imaterial, políticas públicas, sistemas organizacionais públicos e privados, leis de incentivo e projetos culturais, direitos culturais, propriedade intelectual, cooperação cultural internacional.

Já estão confirmados nomes-referência como Ana Carla Fonseca Reis (SP), Sérgio Amadeu da Silveira (SP), Albino Rubim (BA), Bernardo Mata-Machado (MG), Pablo Capilé (MT), José Marcio Barros (MG), Cláudia Leitão (CE), Marcos Alves de Souza (DF), Rubens Bayardo (Argentina) e Silvana Rubino (SP). O evento é uma realização do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) da UFBa, através do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, e do Itaú Cultural, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- Bahia) e o Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

As aulas serão realizadas no Auditório Orlando Moscozo, no Edifício sede do Sebrae, no Largo dos Aflitos. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas através do site: www.politicasegestaoculturais.ufba.br. Informações: 3117-6190. Veja a programação.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta