Para comemorar os 75 anos de ‘Angústia’, considerado por muitos o romance mais importante de Graciliano Ramos, o simpósio ‘Graciliano Ramos - 75 anos de Angústia’ chega a Salvador na próxima terça-feira (4), após passar por São Paulo e Brasília. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e promoverá debates com os professores Elisabeth Ramos (neta de Graciliano), Erwin Torralbo Gimenez, Hermenegildo Bastos, Wander de Melo Miranda e Belmira Rita da Costa Magalhães, todos especialistas na obra do escritor alagoano.
Publicado em 1936, enquanto o escrito estava preso, ‘Angústia’ foi escrito em plena repressão do governo Vargas e materializa o desconforto de Ramos ante a situação de insegurança em que vivia. "Falta-me tranqulidade, falta-me inocência, estou feito um molambo que a cidade puiu demais e sujou", pensa o narrador. Graciliano foi levado preso pouco depois de revisar as últimas páginas do livro. A abertura da edição baiana será realizada pelo escritor e crítico literário Hélio Pólvora.
SERVIÇO:
O QUÊ: ‘Graciliano Ramos - 75 anos de Angústia’
QUANDO: 4 de outubro (terça-feira), das 14h às 18h
ONDE: Universidade Federal da Bahia, auditório da Faculdade de Comunicação - Campus de Ondina - Rua Barão de Geremoabo, s/nº
QUANTO: Grátis
Fonte: Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário