O projeto da ponte Salvador-Itaparica foi apresentado na tarde desta quinta-feira (29) na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em evento com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, entre outras autoridades, preserva padrões estéticos compatíveis com a paisagem da Baía de Todos-os-Santos.
O resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com a escolha do projeto, será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30).
A ponte Salvador-Itaparica tem previsão de início em 2014 e conclusão em 2018. A ponte terá aproximadamente 12 km, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo. As intervenções têm investimentos estimados em até R$ 7 bilhões.
Durante o anúncio do projeto, o governador disse que "esse é o pontapé inicial para construção da ponte, dinamizando o turismo e a economia local. Estamos fazendo um projeto arrojado, que dure mais de 30 a 40 anos".
O projeto aprovado é compatível com a expansão do Porto de Salvador e com a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e grandes unidades industriais nos municípios do entorno da baía.
Idealizada como uma obra moderna, o projeto da ponte Savador-Itaparica, aprovado pela Secretaria Estadual do Planejamento, atende a um fluxo de tráfego crescente, resultante do movimento rodoviário e do aumento da população da Ilha.
A partir da ponte, será construído o Sistema Viário Oeste, proporcionando a duplicação das BA's 001 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Será ainda implantada nova rodovia ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves e, a partir daí, haverá a duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116.
Manifestação de Interesse
Como resultado do convite público de manifestação de interesse, lançado em janeiro de 2010, o PMI do Sistema Viário Oeste autorizou dois grupos de empresas a realizarem os estudos: Planos Engenharia (Queiroz Galvão e Carlos Suarez Participações); e o consórcio constituído pelas empresas OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transport, que teve o projeto escolhido. Os estudos apresentados pelos grupos de empresas podem ser aproveitados no desenvolvimento do projeto.
Dados TécnicosComprimento Total: 11,7 kmLargura: 27 mVias de Tráfego: 6 vias de circulação + 2 de acostamentoMaior vão livre: 700 mAltura Livre para passagem de Embarcações: 70 m (vão central)Trecho da Ponte Móvel com largura de 160 mCanal Principal de Navegação com 25m de profundidade
Fonte: Bahia Já
Um comentário:
vai ter ciclovia?nem só de carro vive a cidade .
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